Pular para o conteúdo

Linha do Tempo

Principais eventos

1971 – 5ª Exposição de Pintura do artista Shigeo Nishimura, na Av. Paulista, em São Paulo, SP.

1973 – Exposição de Aquarelas do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança e porcelanas de Dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança na Av. Paulista.

1978/1979 e 1980 – Exposição Coletiva Artistas Plásticos no Clube Atlético Paulistano, em São Paulo, SP.

1980 – Exposição “A Paisagem Brasileira”, Sociarte e Secretaria de Estado da Cultura no Paço das Artes, em São Paulo, SP.

1981 – Exposição “Quatro Grandes Artistas em São Paulo”, Sociarte e Secretaria de Estado da Cultura no Pavilhão Bienal de São Paulo, no Parque do Ibirapuera.

1982 – Exposição “Pintores Italianos no Brasil”, Sociarte e Secretaria de Estado da Cultura no Museu de Arte Moderna, em São Paulo, SP.

1982 – Exposição “Teruz aos 80 anos”, no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo, SP.

1982 (até 2004) – 22 Edições da Exposição de Artistas Contemporâneos que fez parte do calendário cultural paulistano, reunindo nas últimas mostras mais de cento e cinqüenta expositores, sendo com artistas consagrados e dando oportunidade a novos serem lançados através dessas realizações. Sediadas 21 edições no Clube Atlético Monte Líbano e a última edição em 2004 no Esporte Clube Sírio, em São Paulo, SP

1985 – Exposição na inauguração de sua sede própria de obras de vários artistas e lançamento do livro “Almeida Jr. o Romance do Pintor” do escritor Vicente de Azevedo.

1985 – Exposição de premiados artistas pintores e escultores contemporâneos , tapeçarias e cerâmicas. Local: sede própria.

1988 – Exposição “Louças Japonesas Antigas” em comemoração aos 80 anos da Imigração Japonesa no Brasil, realização da Sociarte e Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

1988 – Exposição “Prataria Luso-Brasileira”, realização SOCIARTE e Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

1989 – Mostra de Artistas Plásticos em Americana. Local: Teatro Municipal de Americana – SP.

1989 – Exposição com catálogo ilustrado “O Desenho Brasileiro – séculos XIX – XX”. Local: sede própria.

1992 – Exposição e lançamento do livro do paisagista “Edgar Walter”. Local: sede própria.

1993 – Exposição de Baptista da Costa, Pedro Alexandrino, Castagneto, Clodomiro Amazonas, Garcia Bento e J.U. Campos, realização da Sociarte com a Pinacoteca Benedicto Calixto, por ocasião do 1º aniversário da Pinacoteca – Santos – SP.

1998 – Exposição “Marinhas em Grandes Coleções Paulistas” e lançamento de catálogo, realização da Sociarte e Museu da Marinha do Rio de Janeiro, no Espaço Cultural da Marinha.

1998 – Exposição “Iconografia Paulistana em Coleções Particulares” e lançamento de catálogo, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, SP.

2000 – Exposição “Os Artistas Dutra – oito gerações” e lançamento de livro, realização da Sociarte e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Local: Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, SP.

2001 – Exposição “Guido Tótoli – telas e cerâmicas artísticas”. Local: sede própria.

2002 – Sediamos um de Leilão de Arte em nossa sede social.

2003 – Exposição “Pintores do Litoral Paulista” e lançamento de livro, projeto e realização da Sociarte. Local: sede própria.

2004 – Exposição “Mulheres Pintoras – a casa e o mundo” e lançamento de livro, realização Sociarte e Pinacoteca do Estado de São Paulo.

2005 – Exposição “Antonio Ferrigno – 100 anos depois” e lançamento de livro, realização Sociarte e Pinacoteca do Estado de São Paulo.

2006 – Exposição “O Brasil de Renée Lefèvre” comemorativa do centenário de nascimento da artista. Lançamento de livro e exposição realizada pela Sociarte e Pinacoteca do Estado de São Paulo.

2006 – Exposição de “Pinturas do Atelier A. Reider 2006”. Local: sede própria.

2006 – Exposição “Oscar Pereira da Silva – a pintura como missão” e lançamento de livro, realização Sociarte e Pinacoteca do Estado de São Paulo.

2007 – Exposição “Almeida Júnior – um criador de imaginários” e lançamento de livro, realização Sociarte e Pinacoteca do Estado de São Paulo.

2009 – Exposição Coletiva de Pinturas e Esculturas “Contrastes da Feminilidade”. Local: sede própria.

2009 – Exposição “Pedro Weingartner -1835 – 1929 – Um artista entre o Velho e o Novo Mundo”, com lançamento do livro. Parceria da Sociarte com a Pinacoteca do Estado de São Paulo.

2010 – Palestra “Os Artista Viajantes”, ministrada por Valéria Piccoli, que têm em seu currículo várias curadorias de exposições. Houve exposição com obras e livros referentes ao tema retratados pelos pintores que integraram a Missão Francesa. Local: sede própria.

2010 – Palestra “Aspectos do Mercado de Arte” – passado, presente e futuro. Convidado o leiloeiro oficial, perito e avaliador Luiz Carlos Moreira. Local: sede própria.

2010 – Palestra “A formação da Coleção Brasiliana/Fundação Estudar – Pinacoteca de São Paulo”, proferida pelo Dr. Carlos Martins. Local: sede própria.

2011 – Palestra sobre a “Família Taunay”, família que por quase 150 anos pontificou a intelectualidade brasileira. A palestra esteve a cargo da professora Elaine Dias na sede da SOCIARTE.

2011 – Em abril houve a palestra sobre “Leques Históricos, confeccionados na China para Portugal e Brasil”, na sede social da SOCIARTE. Foi conferencista o Prof. José Roberto Teixeira Leite. O evento realizado na sede da SOCIARTE e contou uma exposição de raríssimos artefatos de propriedade de Jorge Antonio Miguel Yunes, Paschoal Grieco e Fabio Razuk.

2011 – A palestra “O meio artístico e as exposições realizadas em São Paulo entre 1895 e 1929”, foi realizada em maio, ministrada pela Dra. Ana Paula Nascimento. O tema reporta ao período extremamente importante, com a materialização de novas correntes que romperam com as tradicionais, criando as bases de expressões artísticas brasileiras.

2011 – Em agosto tivemos a palestra “A Evolução do Vinho Brasileiro – As Novas Fronteiras”, o palestrante, o enófilo Carlos Cabral é autor de diversos livros e publicações. Este evento ocorreu em nossa sede na ocasião uma houve uma exposição com obras referentes e ilustrativas ao tema.

2012 – Palestra sobre “Cachaça Brasileira”, visando conhecer a história dos destilados o tema esteve a cargo de Renato Frascino. Local: sede própria.

2012 – Palestra com o tema “Whisky”, trazido pelo Embaixador da Chivas no Brasil, Eduardo Rotella. Local: sede própria.

2012 – Palestra “Inhotim: um mundo dedicado à arte contemporânea”, ministrada pelo Professor Percival Tirapeli. Inhotim oferece um grande conjunto de obras de arte, expostas a céu aberto ou em galerias temporárias e permanentes. A explanação sobre as obras visou esclarecer os ouvintes sobre visita ao local prevista para o segundo semestre de 2012. Local: sede própria.

2012 – Exposição “Modernos Contemporâneos” a mostra reuniu 14 artistas de grande expressão da atualidade. Contou com 64 obras entre pinturas e esculturas. Local: sede própria.

2013 – Exposição “Família Parreiras – Antonio, Edgar e Dakir”, na Fundação Maria Luiza e Oscar Americano, no período de 24 de outubro a 15 de dezembro de 2013. A mostra contou com exposição de 54 obras dos artistas niteroienses e a publicação de livro onde se pode apreciar 85 obras ilustradas. O projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura e viabilizado pela Lei Rouanet, sob o número PRONAC 125731.

2013 – Palestra “Mulheres Artistas que estudaram em Paris” realizada em agosto, que esteve a cargo de Ana Paula Simioni. A palestra deu destaque especial às pintoras Georgina de Albuquerque e Bertha Worms. Na oportunidade foram expostas obras destas pintoras, pertencentes a coleções particulares de associados. Local: sede própria.

2014 – Durante este ano a sede ficou fechada ao público para reforma e adequação de acessibilidade. Os eventos foram realizados fora da sede, com visitas a museus, exposições e obras de arte de coleções particulares. No segundo semestre de 2015, a sede foi reaberta ao público e iniciado o ciclo de importantes palestras com ótima receptividade de público.

2015 – Palestra “Barroco Mineiro”, realizada em julho, ministrada pelo Professor Marcos Horácio Gomes Dias, da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Local: sede própria.

2015 – Palestra “Filosofia com humor”, também no mês de julho, proferida pelo Professor Dr. Wilson SanVito, livre docente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Local: sede própria.

2015 – Palestra “Vida e Obra”, realizada em agosto, sobre o extraordinário e polêmico pintor José Ferraz de Almeida Junior, que esteve a cargo pela Professora Fernanda Pitta, da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Local: sede própria.

2015 – Palestra “Tarsila do Amaral e o Modernismo Brasileiro”, em setembro foi proferida pela Professora Regina Teixeira de Barros, da Pinacoteca do Estado de são Paulo. Local: sede própria.

2015 – Em setembro, foi ministrada na sede da Sociarte, aula sobre a Exposição “A Paisagem na Arte: 1690-1998” Artistas Britânicos na Coleção da Tate, proferida pelo Professor Percival Tirapeli, exposição esta que foi realizada na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

2015 – Palestra sobre “Mário de Andrade: Literatura e Pintura no Modernismo Brasileiro”, em setembro, prolatada pela Professora Maria de Lourdes Eleutério. Local: sede própria.

2015 – Palestra em novembro, a associada Oscarlina Bandiera de Oliveira Santos abordou o tema “Pinacoteca do Estado de São Paulo – formação do seu acervo”. Local: sede própria.

2016 – Início de ciclo de palestras do curso sobre a História das Minas Gerais, a fantástica história das vilas do ouro e dos diamantes. A 1ª palestra em março, versou sobre o título “São Paulo, Bandeirantes, a Sé, a formação da Capitânia da Minas Gerais”. O curso ficou a cargo do renomado Professor Marcos Horácio Gomes Dias. Local: sede própria.

2016 – Exposição “A Festa da Cor” Reencontro de Sergio Telles com São Paulo – Realizada na sede da Sociarte. Foram expostas sessenta e quatro obras do artista, que foram pintadas em vários países. Inicialmente marcada para o período do dia 14 de abril até 30 de maio, foi prorrogada até 30 de julho, face ao grande sucesso, com ótima visitação e grande afluência de público. Local: sede própria.

2016 – Em abril o renomado pintor, embaixador Sergio Telles, por ocasião da exposição em nossa sede, participou de uma entrevista pública a respeito de sua vida e obra, precedida pelo tema “O sentido da Arte”. Contou com a introdução e comentários do Professor José Roberto Teixeira Leite. Local: sede própria.

2016 – A 2ª palestra do curso sobre a História das Minas Gerais, ocorreu no início de junho, “Minas Gerais no século XVIII; Irmandades religiosas de arte (barroco e rococó)”. Proferida pelo Professor Marcos Horácio Gomes Dias. Local: sede própria.

2016 – No final de junho ocorreu a 3ª palestra do curso a História das Minas Gerais, com a temática: “A especificidade mineira: Iluminismo e Inconfidência; Arcadismo e Rococó; os poetas da Inconfidência: Tiradentes”, prolatada pelo Professor Marcos Horácio Gomes Dias. Local: sede própria.

2016 – Em 25 de agosto, a Profª. Sonia Sales, discorreu sobre o atualíssimo assunto “A China que vi”, fruto de suas viagens a este intrigante país.

2016 – Foi realizada uma visita guiada ao acervo do “Museu Afro Brasileiro”, no dia 17 de setembro.

2016 – Com tema raro e original o Padre Dr. Thiago Calçado proferiu a palestra: “Estética e Moral: Reflexões sobre uma existência como obra de arte” – “A relação entre Sexualidade e Religião na Arte Sacra” no dia 29 de setembro.

2016 – O Diretor Cultural Zózimo Gomes da Costa foi o palestrante, no dia 27 de outubro, com tema “Arraial do Tijuco – Cidade Diamantina” e apresentou o programa para uma excursão para o período de 20 a 25 de abril de 2017 a cidade histórica de Diamantina, Patrimônio Cultural da Humanidade e arredores.

2016 – Encerrando o ciclo de palestras, em 24 de novembro, o Professor Dr. José Roberto Teixeira Leite, renomado historiador e crítico de arte, discorreu sobre “Jheronimus Bosch”, por ocasião da comemoração dos quinhentos anos da morte do importante pintor holandês, precursor do surrealismo.

2017 – Palestra: “Facchinetti”, em 16 de fevereiro, pela Profª. Dra. Valéria Picolli. Na sede da SOCIARTE.

2017 – Visita guiada à Exposição “José Antonio da Silva – A vida não Basta”, em 22 de março. Curadoria de Denise Mattar . Local: Galeria Almeida e Dale.

2017 – Palestra: “Epilepsia, Esquizofrenia e Arte, em 30 de março, proferida pelo Dr. Zózimo Gomes da Costa. Na sede da SOCIARTE.

2017 – Palestra: “Anita Malfatti, 100 anos de arte moderna”, em 06 de abril, ministrada por Oscarlina Bandiera de Oliveira Santos. Na sede da SOCIARTE.

2017 – Visita guiada à Exposição “Anita Malfatti, 100 anos de arte moderna”, em 08 de abril. Local:MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo

2017 – Passeio à Diamantina de 18 a 23 de abril de 2017.

2017 – Palestra: “Cícero Dias, um percurso poético”, em 25 de maio, ministrada por Oscarlina Bandiera de Oliveira Santos. Na sede da SOCIARTE.

2017 – Visita guiada à Exposição “Cícero Dias, um percurso poético”, em 27 de Maio. Local: CCBB Centro Cultural do Banco do Brasil.

2017 – Em agosto a Palestra “O Impressionismo e o Brasil”, foi prolatada por Oscarlina Bandiera de Oliveira Santos, que acompanhou o grupo também à visita guiada à Exposição no MAM.

2017 – Em 12 de setembro a palestra “Toulouse-Lautrec, em Vermelho”, foi proferida por Oscarlina Bandiera de Oliveira Santos em nossa sede. No dia 14 de setembro de 2018, o grupo participou da visita guiada à exposição do pintor no MASP.

2017 – A Sociarte realizou a “Wakabayashi – Xogum de todas as Cores e Texturas”. A exposição reuniu pinturas, gravuras e obras de sua produção mais recente. O vernissage foi em 19 de outubro, na sede da Sociarte e contou com aproximadamente 100 pessoas. A mostra estava programada para até 28 de outubro de 2017, mas face ao grande sucesso, foi prorrogada até 07 de dezembro, com a inclusão de outras obras de diferentes períodos da vida do artista.

2017 – No dia 09 de novembro, a palestra “O pavão, a rosa e a trama: esplendores da tapeçaria persa” foi prolatada pelo Professor Plínio Freire Gomes.

2017 – Dia 21 de novembro, na sede da Sociarte, a palestrante Isabella Magalhães Callia abordou o tema “Marco Pólo: rotas comerciais e influências culinárias e culturais”.

2017 – A Sociarte realizou dia 07 de dezembro, a palestra “Di Cavalcanti”, proferida por Oscarlina Bandiera de Oliveira Santos. A exposição comemorativa dos 120 anos do nascimento de Di Cavalcanti foi realizada na Pinacoteca do Estado.

2018 – No dia 07 de março houve uma visita dos associados à exposição “Jean Michel Basquiat”, no Centro Cultural do Banco do Brasil.

2018 – Em 21 de março, associados e convidados fizeram uma visita à exposição “Oito décadas de Abstração Informal”, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

2018 – Em 22 de março foi proferida a palestra “Arte e Ciência na Obra de Nossa Senhora de Guadalupe”, com Maria Cristina Rodrigues Alves. 2018 – A palestra “Giotto e a Pintura Italiana no Trecento” foi realizada no dia 05 de abril e proferida pelo Professor Denis Bruza Molino.

2018 – “Os Casarões da Avenida Paulista” foi o tema da palestra levada na Sociarte em 26 de abril, palestrante Oscarlina Bandiera de Oliveira Santos.

2018 – Dia 05 de maio a visita foi à “Coleção de Ivani e Jorge Yunes”. 2018 – Em 09 de maio, nossos associados foram recebidos na Galeria Almeida e Dale, para visita guiada à “Exposição de Mestre Didi”.

2018 – O pintor “Van Eyck e a Pintura holandesa” foi tema da palestra realizada em 10 de maio, pelo Professor Denis Bruza Molino.

2018 – No dia 19 de maio, os associados visitaram a Exposição “Sagrado Marfim, o Avesso do Avesso”, no Museu de Arte Sacra.

2018 – A Exposição “100 Anos de Arte Belga”, no Centro Cultural da FIESP, em 23 de maio, recebeu nossos associados e convidados.

2018 – No dia 06 de junho, visitamos a Exposição “Alucinações Parciais” que contou com obras do Museu Pompidou, foi realizada no Instituto Tomie Ohtake.

2018 – Dia 23 de junho, foi organizada uma viagem a Santos que incluiu a visita da Pinacoteca Benedito Calixto com uma exposição de obras do referido artista. A Bolsa de Café e o Museu Pelé também foram visitados.

2018 – O Professor José Roberto Teixeira Leite, em 16 de agosto, lançou seu livro “Marco Polo e Rustichello / Diálogos do Cárcere” e proferiu palestra sobre o tema em uma noite de autógrafos.

2018 – Dia 26 de agosto, visita à Exposição “Toyota, o ritmo dos espaços”, na FAAP com a presença da curadora Denise Mattar.

2018 – Em 12 de setembro, os associados foram recebidos no Memorial da América Latina, Galeria Marta Traba para visita a Exposição “Durval Pereira, Impressões Brasileiras, 100 anos”.

2018 – Dia 24 de setembro, a Galeria Almeida e Dale recebeu associados e convidados para uma visita guiada à exposição “Milton Dacosta, a cor do Silêncio”

2018 – A exposição “Artistas de Taubaté”, com obras de Georgina de Albuquerque, Clodomiro Amazonas, Monteiro Lobato e Francisco Leopoldo e Silva, foi realizada pela Sociarte em parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo. Ficou em cartaz do dia 15 de setembro até o dia 16 de dezembro no Museu de Arte Sacra de São Paulo.

2018 – Em 28 de novembro, associados e convidados puderam conhecer a obra do artista chinês Ai Wei Wei na exposição “Raízes” na OCA.

2019 – No dia 21 de fevereiro, a palestra “Trabalho de Artista, Imagem e Auto- Imagem 1826-1929” foi realizada na sede da Sociarte pela Diretora Cultural Oscarlina Bandiera de Oliveira Santos.

2019 – Em 21 de março, o Professor Denis Bruza Molino ministrou a palestra sobre “São Francisco na Arte de Mestres Italianos”.Na sede da Sociarte.

2019 – No dia 22 de abril, os associados assistiram a palestra “Monumentos de São Paulo” realizada pela Diretora Cultural Oscarlina Bandiera de Oliveira Santos. Na sede da Sociarte.

2019 – Uma visita guiada à Exposição “Farnese de Andrade – Memórias Imaginadas” foi organizada no dia 22 de maio na Galeria Almeida e Dale, com a presença da curadora Denise Mattar.

2019 – Em 27 de junho, palestra ministrada pelo professor Denis Bruza Molino celebrando os 350 anos do falecimento de Rembrandt, na sede da Sociarte.

2019 – No dia de 29 junho, viagem a Santos com a seguinte programação: visita ao Centro Português, visita à Pinacoteca Benedito Calixto, café na Bolsa do Café, visita ao Convento do Carmo, visita ao Mirante de Oscar Niemeyer na Ilha Porchat.

2019 – Passeio nos dias 12 e 13 de julho para Bananal, no interior de São Paulo: almoço no restaurante de Dona Licéia, conhecido internacionalmente, e visitas ao sobrado da Matriz, construído há mais de 200 anos e à Fazenda local.

2019 – No período de 30 de agosto a 01 de setembro, viagem a Campos do Jordão. Pontos de interesse cultural visitados: Parque das Esculturas Felícia Leirner, Museu das Gravuras, Palácio do Governo e o Hotel Toriba e seu restaurante, com os belíssimos afrescos de Fulvio Pennacchi, preservados e restaurados.

2019 – Dia 26 de setembro, palestra proferida pela Diretora Cultural Oscarlina Bandiera de Oliveira Santos sobre Van Gogh e releituras de suas obras feitas pelo artista contemporâneo David Hockney, na sede da entidade. Essa palestra abrangeu a exposição “The Joy of Nature” que esteve este ano no Museu Van Gogh de Amsterdam.

2019 – Em 20 de outubro, visita guiada à exposição “Musha e o legado do Art Nouveau” no prédio da Fiesp.

2019 – No dia 25 de outubro, visita guiada à exposição “Man Ray em Paris” em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil.

2019 – Dia 06 de novembro, visita à exposição “São Paulo Artes e Etnias”, com pinturas do Prof. Dr. Percival Tirapela, e palestra do Professor sobre o processo de criação. No Centro Cultural dos Correios.

2019 – De 20 de outubro até o dia 15 de dezembro, a Sociarte realizou, em parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo e sob a curadoria da Diretora de Arte da Sociarte Ruth Sprung Tarasantchi, a exposição “Aqueles que devem ser lembrados”, que destaca grandes artistas brasileiros porém pouco conhecidos, tais como os cariocas Guttman Bicho, Manoel Faria e Haydea Santiago, e os paulistas Jurandir Ubirajara Campos e Edgar Oehlmeyer.

2019 – Em 05 de dezembro, palestra a cargo do seu associado, historiador e crítico de arte Prof. José Roberto Teixeira Leite, sobre a exposição “Aqueles que devem ser lembrados”, naquele momento em cartaz no Museu de Arte Sacra.